Na década de 70, o filme Saturday Night Fever (Os embalos de sábado à noite), gerou uma verdadeira revolução no gosto popular. O longa fez tanto sucesso que consagrou John Travolta como um verdadeiro astro do cinema. Na trilha sonora estavam faixas como “Stayin Alive” (Bee Gees), “Night Fever” (Bee Gees), “More than a Woman” (Bee Gees), “If i can’t have you” (Yvonne Elliamn), “You Should be dancing” (Bee Gees), “Disco Inferno” (The Trammps) entre outras, que foram tocadas repetidamente nas discotecas em todo o mundo.
Saturday Night Fever foi o filme que lançou a moda das discotecas. Todos queriam ser iguais ao personagem de Travolta e para isso imitavam não só seus passos nas discotecas, mas também seu figurino. Muita brilhantina e roupas que chamavam a atenção ganhavam destaque nas discotecas. O filme lançou também a moda da Disco Music. Os Bee Gees se consagraram nesta época, vendendo milhares de discos.
O filme influenciou também as produções brasileiras. No ano de 1978 era lançada no Brasil a novela Dancin’ Days. Na onda de Saturday Night Fever a trama lançou diversos modismos, e acabou promovendo vários produtos que vão desde meia lurex à água de colônia. Ajudou a promover a moda das discotecas lançando sucessos. O interessante é que o disco lançado para a trilha da novela, trazia também músicas da trilha de Saturday Night Fever.
Ainda falando de Brasil não podemos esquecer também do grupo montado por garçonetes que explodiu na década de 70, as Frenéticas. As moças que trabalhavam vestidas de malhas colantes, com saltos altíssimos e maquiagem carregada, subiam ao palco para cantar duas ou três musicas na noite, o que depois se tornou um dos grupos mais famosos da época. Elas trabalhavam na discoteca Frenetic Dancing Day. Qualquer semelhança com a novela não é mera coincidência! As moças gravaram até música tema para a novela! Cinema, música e moda que influenciaram a forma de consumo dos jovens daquela década!
À esquerda o filme que influenciou vários jovens da década de 70, à direita anovela que lançou uma série de modismos |
À esquerda Bee Gees: Um dos grupos mais famosos da época; à direita as meninas que revolucionaram a Disco Music brasileira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário