quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Centenário de Carlitos, o eterno Vagabundo


Ele foi ator, diretor, roteirista, produtor, compositor e ficou mais conhecido como o eterno Vagabundo. Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico. Começou a carreira de ator em 1913, durante suas viagens pelo mundo.

Sem dizer uma só palavra, Chaplin denunciava a desigualdade, a miséria, os problemas sociais e o desemprego. Seu personagem Carlitos lutava pela igualdade, fraternidade e liberdade. 

Entre alguns filmes do cinema mudo, estrelados pelo  eterno Vagabundo estão Em Busca do Ouro (1925), O Circo (1928,) os clássicos como Luzes da Cidade (1931) e Tempos Modernos (1936). Sem falar em O Grande Ditador (1940), no qual o ator fala (exceção já que mesmo após a inclusão do som nos filmes Chaplin continuou fazendo filmes mudos) no momento final do filme, realizando um discurso sensacional. O filme lançado em meio a Segunda guerra mundial fez sucesso.

Tantos anos após a extinção do cinema mudo até quem nunca viu um filme de Chaplin reconhece seu personagem Carlitos. Esta semana comemora-se o centenário do famoso personagem de Charles que estreou em 1914 no filme “Making A Living” (Fazer Pela Vida).


Para fechar deixo aqui o belíssimo e inspirador discurso do meu filme preferido de Chaplin, O Grande Ditador.


Nenhum comentário: